Quantcast

Home-office Organizado (5 de 5)

Publicado em DO Trabalho e Carreira

icone carreiraHoje, em nosso último dia de dicas sobre Home-Office Organizados, falemos um pouco sobre os equipamentos eletrônicos.

Nada mais frustrante do que procurar entre dezenas de cabos e não ser capaz de encontrar um que realmente funcione com o dispositivo que você pretende usar. Para evitar esta chateação, invista em rótulos para cabos ou simplesmente etiquetas para identificar claramente cada cabo em seu escritório. Identifique não apenas os cabos de alimentação de energia ou carregadores, mas também e principalmente os cabos de conexão de dispositivos, como cabos USB de celulares, máquinas fotográficas, entradas de áudio, etc.

Caso possua muitos dispositivos e cabos, vale a pena formar grupos de cabos semelhantes para deixá-los mais organizados. Você pode ter uma caixa de carregadores e cabos de energia e outra para cabos e/ou dispositivos conectados via USB ou HDMI, por exemplo.

Para manter seus equipamentos em bom funcionamento, considere utilizar um filtro de linha para todos os equipamentos eletrônicos sensíveis. Além disso, mantenha seu computador e demais disposibitovs sempre limpos. Para isso, verifique com o fabricante as instruções de limpeza e lembre-se de nunca utilizar produtos de limpeza, como limpa-vidros, na tela do computador.

 

 

Home-office Organizado (4 de 5)

Publicado em DO Trabalho e Carreira

icone carreiraNa sequencia da nossa semana temática sobre Home-Office Organizados, falaremos hoje sobre os arquivos. A primeira coisa que você deve identificar é quantos e quais arquivos você precisa armazenar em casa.

Caso você trabalhe remotamente como funcionário de uma empresa, prefira manter seus arquivos, sempre que possível, no escritório físico da empresa e não na sua casa. Isso diminuirá não somente a sua necessidade de espaço, mas também os riscos legais de manter arquivos da empresa na sua casa. 

Caso você seja empresário, será necessário separar um espaço para seus arquivos, pois alguns documentos legais, registros fiscais ou de contabilidade deverão ser mantidos por vários anos. Pelo menos uma vez por ano revise seus arquivos e divida-os em três categorias - arquivos atuais, arquivos de longo prazo e arquivos obsoletos. Descarte os arquivos obsoletos e mova os arquivos de longo prazo, os quais você precisa manter por alguns anos, em caixas de armazenamento claramente identificadas. Estas caixas poderão ser armazenadas separadamente de seus arquivos atuais (por exemplo em um maleiro ou no topo de uma estante).

Considere investir em uma picotadora/trituradora de papel. Qualquer papel que inclui o seu nome ou qualquer outro tipo de identificação pessoal, tais como seu número de conta ou CPF devem ser triturados antes de serem descartados, de forma a reduzir o risco de roubo de identidade. Mantenha a trituradora e um cesto de lixo próximos a sua cadeira para tornar o processo mais fácil e, assim, evitar a desordem com o acúmulo de papéis.

HOME-OFFICE 2



Home-office Organizado (3 de 5)

Publicado em DO Trabalho e Carreira

icone carreiraSeguindo com o tema "Home-Office Organizado", hoje falaremos um pouco sobre ergonomia. A ergonomia estuda formaseficientes e seguras de adaptação do homem ao seu trabalho, visando o seu bem-estar e, com isso, o aumento da produtividade. 

Em um escritório corporativo, mesmo que não nos demos conta, existe uma preocupação com a ergonomia. Toda empresa, além de visar a produtividade de seus funcionários, quer evitar acidentes de trabalho como, por exemplo, as tendinites ou lesões por esforço repetitivo (LER).

Entretanto, quando pensamos em um escritório em casa, a histório muda. Nem todos conhecem as regras básicas de ergonomia e, muitas vezes, objetivando economizar, acabamos montando um escritório improvisado, seja com mobília antiga (uma mesa que estava sem uso ou uma cadeira que estava encontada), seja usando um espaço que não está preparado para ser escritório, como a mesa de jantar ou o sofá da sala. 

Caso você fique apenas alguns minutos do dia em seu "home-office", pagando algumas contas ou respondendo alguns emails pessoais, isso pode não ser um problema. Agora, se você passa várias horas por dia trabalhando em seu escritório em casa, a seleção adequada do seu espaço de trabalho vai resultar em mais conforto pessoal, bem como menos fadiga.

Escolher uma cadeira de escritório com bom suporte para as costas, um suporte que levante a tela do computador ao nível dos olhos, e posicionar o teclado de forma que suas mãos possam digitar naturalmente, sem curvar os ombros são atitudes simples, que farão muita diferença no seu bem-estar.

Há alguns meses postei um vídeo curto, mas bem instrutivo, com dicas de ergonomia. Vamos revê-lo? Segue o link: http://www.superorganizado.com.br/index.php/do-casa/78-ergonomia-para-home-office

ergonomia

Home-office Organizado (2 de 5)

Publicado em DO Trabalho e Carreira

icone carreiraOntem começamos a conversar sobre a organização do seu home-office e eu disse que, caso você não tivesse muito espaço, era hora de começar a olhar quaisquer paredes que houvesse na sua casa sem utilidade. Veja na imagem abaixo como este escritório foi feito, basicamente, de uma mesa, uma cadeira e uma parede. Eu mesma aqui em casa usei uma parede para montar um mini-office, se você não viu esta DO, clique aqui.

HOME-OFFICE 1

Caso a parede que você possua seja num corredor ou outro local de passagem onde uma mesa e uma cadeira atrapalhariam a passagem, considere instalar uma mesa daquelas mesas dobráveis que você chumba na parede e abre somente quando for utilizá-la. A cadeira você pode usar a da mesa de jantar, apenas movendo-a quando for trabalhar. 

Na hora de organizar seu espaço, seja ele horizontal (itens sobre uma mesa fixa) ou vertical (itens pendurados na parede) é importante que você divida o seu espaço em estações, deixando juntos objetos que você usa em conjunto, por exemplo, criar uma área de correspondência com um escaninho para correspondências que você recebeu, etiquetas com endereços, envelopes e talvez selos; uma área de abastecimento com materiais de escritório como canetas, borrachas, grampos e clips; uma área de recados com papéis ou post-its e, caso tenha espaço, uma área de impressora com papel e cartuchos de reposição.

Amanhã falaremos sobre ergonomia.