Quantcast

Desorganização e bagunça é cultura brasileira?

Publicado em Motivação

O que me motivou a escrever este artigo foi ter recebido a imagem "Paraíso e Inferno" que ilustra esse artigo, muito engraçada e quase que assustadoramente real. Assim, a pergunta a ser respondida é: Desorganização e bagunça é cultura brasileira?

E, porque os brasileiros são considerados tão desorganizados? Porque falta organização? Trata-se de desorganização ou bagunça?

Quero neste post levantar 5 hipóteses ou hábitos, em parte culturais, do porque falta organização para o brasileiro. Espero que vocês comentem e quem sabe melhorar ou acrescentar novas considerações.

Independência Doméstica: quem deve conquistá-la e como?

Publicado em Independência Doméstica

Segundo um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro de 2013, o Brasil é o país que mais emprega domésticas no mundo. É isso mesmo! Nós temos o maior número absoluto de funcionários domésticos, somando aproximadamente 7,2 milhões de pessoas (6,7 milhões são mulheres e 504 mil homens). Agora entenda o que isso tem a ver com independência doméstica.

Isso significa que 17% das trabalhadoras brasileiras são domésticas. A independência doméstica não é deixar de contar com a ajuda de um empregado mas sim tomar a responsabilidade e o conhecimento das atividades da casa para si. Isso possui vários significados e eu vou abordar alguns deles.

A vida sem empregada (Parte II: Prática)

Publicado em Independência Doméstica

vida sem p2 mini

Nesta segunda parte irei abordar a parte prática da vida sem empregada, se você não leu a parte um, onde abordo a teoria da vida sem empregada, aproveite e leia antes de começar esta segunda parte, onde abordo a prática.

Os principais aliados na busca pela independência doméstica

A seguir listo quais foram os meus principais aliados na busca pela independência doméstica (e que serão os seus também), são eles a motivação, o ownership, a tecnologia, a rotina e o uso do timer. Acompanhe cada um em maiores detalhes e entenda.