Quantcast

Decoração Criativa: Banheiro

Posted in Organização da Casa

Hoje vou compartilhar com vcs mais um projeto de decoração faça você mesmo (também conhecido como DIY: Do it yourself, em inglês). Desta vez, o "ataque" foi ao banheiro.

Quem mora ou já morou em imóveis alugados sabe o quão desafiador é encontrar a combinação perfeita entre localização, preço, planta, estado de conservação, etc. 

No meu caso, mudei para estar próxima da escola que escolhi pro meu filho e, portanto, localização e preço foram os fatores mais importantes. Maaaaaasssss, o "preço" a ser pago foi ter que lidar com este banheiro "sofrível": 

 

Decoracao Banheiro antes

Decoracao Banheiro antes3

Decoracao Banheiro antes2

 

Nas fotos não dá para perceber direito, mas além dos azulejos feios, ultrapassados, a cerâmica cheia de manchas e trincos, a pia estava tombando pra frente, e poderia cair assim que alguém apoiasse nela com um pouco mais de força.

Iniciamos as negociações com o proprietário, pois, para mim, seria impossível ser feliz nesta casa com este banheiro! rsrsrsrsrs... O proprietário concordou com a troca da bacia sanitária e da pia, além da remoção do bidê. Claro que eu teria que pagar tudo sozinha, mas ao menos ele deixou.

Já meus planos para as paredes (que havia pedido para pintar com tinta epóxi), foram vetados.

O piso, obviamente, ele não me deixaria alterar permanentemente. Então tive que pensar numa solução que pudesse ser alterada no final da locação.

Mas antes de compartilhar com vocês os meus planos de decoração criativa para este banheiro, queria fazer um adendo para quem achou um "absurdo" eu me propor a pagar toda a reforma sozinha...

Encurtando bem a estória, ao longo dos anos eu percebi que alugada, financiada ou quitada, a nossa casa é o nosso refúgio, e, por isso, é MUITO importante que a gente se sinta em casa onde moramos. Então temporário ou não, sempre vale o investimento em decoração e organização.

E, por isso, com o proprietário topando ou não dividir a conta, eu ia reformar o banheiro. Pois gostar da nossa casa "não tem preço". Bom, ao menos pra mim! :o)

Vamos, então, aos elementos da nossa decoração criativa e DIY deste banheiro:

Etapa 1: Troca da Bacia Sanitária, Pia e Torneira e Remoção do Bidê:

Compramos, obviamente, a bacia mais simples e tentamos tocar o trabalho sozinhos (meu marido e eu) seguindo vídeos do You Tube. Entretanto, pelo fato do apartamento ser antigo e estar fechado há tempos, assim que encostamos no registro de água do banheiro, tivemos um tipo de vazamento e achamos que era melhor contratar ajuda profissional. Ligamos no Dr. Faz Tudo e ele nos salvou.

Etapa 2: Aplicação do Piso de Madeira Auto-Adesivo:

Como disse anteriormente, o desafio aqui era encontrar uma forma de cobrir o piso temporariamente. Estudei bastante a internet e conclui que a solução seria aplicar um piso auto-adesivo que, por ser de PVC, poderia ser molhado. 

Comprei o piso na Leroy Merlin e em uma manhã apliquei-o sobre a cerâmica. Ficou LINDO. Mas, descobri na primeira faxina que eu deveria ter rejuntado a ligação entre as placas de PVC pois, apesar de não parecer quando a gente olha, o mínimo espaço entre as placas acaba deixando a água passar. Água esta que retona à superfície do piso quando você pisa nas placas. Até secador de cabelo ou passei para tentar tirar o excesso de umidade entre as placas. Ninguém merece!

Etapa 3: Montagem do Gabinete:

Tirei as medidas do espaço que tinha no banheiro sob a pia e fui às compras virtuais. Entrei em muitas lojas e acabei achando um gabinete específico para pia, que tem um contorno especial para encaixar no sifão.

Demorou um pouco para chegar, deu um trabalhão para montar (sempre tenho dificuldades com dobradiças! rsrsrsrs...), mas ficou fofo e foi razoavelmente barato.

Etapa 4: Aplicação de Papel de Parede e Adesivos das Paredes:

Esta etapa eu demorei muito para cumprir, pois sabia que adesivar a parede do banheiro sairia caro, daria trabalho e ainda poderia durar pouco, considerando o efeito da umidade sobre a cola do adesivo. Mas, após quase um ano de azulejos feios, tomei coragem para o "grand finale" do meu projeto.

Escolhi 2 padronagens de papel de parede adesivo. O primeiro seria para a maior parte das paredes. Tinha, portante, que ser neutro. Escolhi o tijolinho baiano, aquele branquinho. Já para a parede da pia, queria algo colorido, que desse um "up" no banheiro. Estão comprei um rolo de adesivo imitando azulejo/lajota hidráulica. 

Após aplicar o papel principal, decidi cortar os quadradinhos do adesivo de azulejo e aplicar um por um na parede da pia. 

Levei 13hs para terminar, mas, acho que ao olhar as imagens abaixo, vocês vão concordar que valeu a pena:

Decoracao DYI Banheiro

Decoracao papel parede Banheiro

Decoracao adesivo azulejo Banheiro

decoracao faca voce mesmo banheiro

Decoracao Criativa Banheiro

Esqueci de colocar aí na lista a troca dos interruptores, que foi baratinho, bem fácil de fazer e sempre dá um ar de modernidade...

E ai? Gostaram?

Vou colocar algumas fotos lado a lado pra ficar melhor de ver o "antes" e o "depois":

Decoracao Banheiro antes Decoracao papel parede Banheiro

Decoracao Banheiro antes2 Decoracao Criativa Banheiro