Quantcast

Decoração Artesanal: Mural de Chita

Posted in Organização da Casa

Já que comecei a semana com os projetos de pintura da minha casa atual e mostrei o adesivo do Romero Britto da casa antiga, resolvi "ressuscitar" dois posts que fiz em 2012, quando abri o meu primeiro blog (a semente da Super Organizado - que se chamava "Lado Prático"), que também falam sobre "Decoração Faça Você Mesmo". No de hoje, vamos ver um mural de chita que montei, mais uma vez, para alegrar o ambiente e "ornar" com meu querido rack amarelo (sim, eu AMO este rack e ele é sempre a fonte de inspiração das minhas decorações!).

 

Adoro projetos de Faça Você Mesmo (FVM), como vcs já devem ter percebido. Não é nem tanto pq gosto do processo em si. Não considero artesanato um hobby. Mas gosto qdo fica pronto. Gosto de poder fazer algo do meu jeito. Gosto de imaginar uma coisa e concretizá-la. Se houvesse alguém para fazer para mim a um preço justo, daria na mesma. O problema é que serviços são sempre complicados. Mesmo qdo a gente paga caro por algo, corre o grande risco de ficar frustrado. Frustrado ou com o resultado, ou com o processo de compra, a entrega, etc. Se vcs já reformaram uma casa, sabem bem do que estou falando.

Por conta disso, o FVM, no meu caso, acaba sendo a única saída. E, há muitas vantagens em fazer algo vc mesmo, por exemplo:
1. As coisas ficam exatamente com vc quer
2. Se der errado, vc conserta e não tem que pagar nenhum serviço adicional por isso (só o material gasto)
3. Vc pode fazer as coisas ao seu tempo e não na data que o prestador de serviço pode lhe atender
4. Vc não terá que receber pessoas estranhas e geralmente sem educação na sua casa
5. Vc economiza (geralmente)
6. Rola um forte orgulho olhar para algo feito com suas próprias mãos
7. Dá para tornar o processo uma grande brincadeira e, inclusive, incluir a familia toda na dança
8. Vc se sente capaz

Vc pode logo pensar que FVM não é viável para vc por ser completamente desprovido de talento. Isso é mentira. E falta de auto-estima tb! rsrsrsrs... Todo mundo é capaz. Vc só precisa se empenhar. Ah! E saber como fazer, tendo as ferramentas e materiais certos.

Vou mostrar para vcs dois trabalhos que fiz aqui em casa: mural de chita e tapete de EVA (Etileno-acetato de vinila, sigla em inglês) com tecido. Comecemos com o mural de chita...

Mural Chita 2

Foi amor à primeira vista qdo vi na Casa Cor (não me lembro o ano) um ambiente decorado com chita na parede. No meu apto antigo (sim, em 4 anos eu mudei de casa 3 vezes!), decidi colar a chita diretamente na parede. E o fiz. É uma tarefa bastante simples. O difícil não é aplicar a chita na parede, mas sim acertar o tecido para que ele cubra toda a superfície da parede.

Deixe-me explicar melhor. Todo tecido é vendido em rolos. O rolo tem uma certa altura e vc compra diferentes metros de largura. Os fabricantes de tecido chamam a altura do rolo de largura e o que compramos de altura, mas dá na mesma. É como um rolo de papel higiênico. A altura do rolo é 10cm e nele vêm enrolados 30m de papel. Deu para entender?

Muito bem. Uma parede tem geralmente entre 2,5 a 2,8m de altura e a largura varia bastante. Vamos supor que a sua tenha 3m. Se o tecido tem 1,4m de largura e sua parede 2,7m de altura, isso significa que vc terá que unir dois pedaços de 1,35m de tecido no sentido horizontal, para que vc consiga cubrir toda a parede. O outro sentido é fácil, vc compra 3m x 2 = 6m de tecido. Parece simples. Mas para um tecido estampado a coisa não é bem assim, pois vc terá que encontrar o padrão da estampa e unir as faixas de tecido exatamente no ponto de continuidade, se não, vai dar para ver que são duas faixas. O que fica feio.

Eu, para facilitar, adicionei só uma faixa, acima da linha das mesas do meu escritório. Ficou bom, mas não era bem o que eu queria...

Como sempre, comecei usando Feng Shui. Coloquei o Ba-Guá na planta e isto guiou tudo, desde os revestimentos, até a compra de móveis. O quarto de TV, reversível para hóspedes, estava no Guá da saúde e, por isso, comprei um rack amarelo. Esta cor ativa o Guá. Mas ao terminar a fase inicial de decoração, achei que tinha ficado meio chocho... faltava algo mais alegre... daí pensei na minha velha amiga chita. De repente eu descolava uma costureira para fazer a união das faixas e eu só colaria a chita na parede.

Um belo dia, xeretando o Sr. Google, achei a seguinte foto: Mural de Chita. Apaixonei. "Quero um pra mim", pensei. Como era um mosaico, não tinha mais o problema do encaixe da estampa. O único porém seria fazer a barra do tecido. Sim, pq se não fizer barra, ele desfia qdo for colar na parede. Não me entendo muito bem com máquina de costura, daí me veio a idéia: vou fazer placas de tecido e fixá-las com fita dupla-face na parede. Ok. E como fazer placas de tecido? Oras... colando tecido em isopor. Fácil.

Agora tinha duas missões: calcular a quantidade de material necessária e comprá-los. Considerei que minha parede tinha 2,5m de altura e 2,9m de largura. De preguiça não medi com a trena. Vi na planta a largura da parede e me lembrava que qdo fui fazer as cortinas tinha considerado 2,5m de altura. Imaginei comprar placas de isopor de 50cm x 50cm e forrá-las com chita. Precisava, portanto, de 30 placas (6 na horizontal - uma delas eu cortaria para ficar com 40cm - e 5 na vertical). Para 30 placas, poderia comprar 3, 5 ou 6 tecidos diferentes e combiná-los.

Como estava com bebê pequeno em casa, pensei logo em comprar tudo pela internet. E quem disse que vc acha chita na internet? Há até um site bacana: Arte Têxtil, mas não tinha disponível nenhuma das estampas que gostei... Para o isopor foi a mesma coisa. Só achei a loja Só Isopor, mas ela não vende placas via net. Por sorte veio o carnaval e com ele um dia útil no qual meu marido não trabalhou: segunda de carnaval. Bora pra 25 de março (maridão cuidando do baby). Comprei 10 estampas de chita, mas a Só Isopor não abriu. Foi aí que pensei: "o que as crianças estão usando para fazer os trabalhos escolares"? EVA pessoal. É isso.

Mas tecido cola em EVA? Precisa de cola especial? Eis que achei este video: Video Artesanato em EVA. Todos os meus problemas resolvidos: vou fazer placas de EVA cobertas com tecido e afixá-las na parede. O EVA comprei no Armazem do EVA. Super recomendo. Deu tudo certinho e ainda ganhei brinde!! rsrss... Cola comprei na Kalunga mesmo. Pode ser qq cola branca comum, mas senti que a Cascorez é melhor. Vc vai precisar tb de uma tesoura de tecido, um pincel largo e uma pranchinha de pintura:

mural chita1

É importante forrar a superfície onde for trabalhar com saco de lixo. É inevitável que vc suje a superfície, já que a cola tem que ser colocada bem certinha na borda do EVA para não formar "orelhas" na placa.

Bom, antes de colocar a mão na massa, é importante vc definir a ordem das estampas ou, em outras palavras, fazer um piloto do seu mosaico para saber quais estampas irá usar, qual a ordem das placas, etc. Para tanto, tire fotos dos tecidos que comprou e adicione as imagens num documento do Word. Daí pra frente vc copia e cola as imagens e vai briancando com elas até chegar no mosaico desejado.

Agora que vc já sabe quantas placas de cada estampa precisa confeccionar, mãos à obra! Eu segui exatamente o que a mocinha explica no video acima. Após colar o tecido na placa, deixando um pouco de tecido extra para além do EVA, esperei secar e cortei rente à placa. Para fazer isso, vire a placa do avesso, assim fica bem fácil visualizar o limite do EVA:

mural chita4

mural chita3

Bom, a esta altura vc já tem todas as placas prontas. É hora de fixá-las na parede. Eu usei fita dupla-face do tipo bananinha. Não precisa passar fita em todo o contorno da placa, pq ela é levinha. Eu apliquei pedaços de fita em apenas 4 pontos da placa (cantos superior e inferior, direito e esquerdo).

Vc vai perceber que as placas de EVA não são das mais regulares. Mas vá afixando uma ao lado da outra e se sobrar vãos pequenos, relaxe. Lembre-se que não precisa ficar perfeito! No final, qdo todas as placas forem afixadas, vc nem vai perceber estas mínimas falhas.

Caso haja tomadas na parede, fixe a placa parcialmente e faça o recorte com um estilete profissional (vc acha na Kalunga). Feito o recorte, acabe de fixar a placa na parede.

Muito importante! Faça e refaça a medida da sua parede e o cálculo de quantas placas terá que fazer. Eu, de preguiça, como disse, não fiz a medida e calculei 30 placas de 60cm x 40cm (esta é a medida padrão da folha de EVA). Vejam o resultado:

mural chita5

Fiquei mega triste qdo vi esta faixa branca sobrando entre rodapé e as placas... pensei mil vezes se deixava assim, mas me irritava olhar para ela e saber que foi erro de preguiça. Dormi sobre o assunto e no dia seguinte resolvi fazer mais 5 pedaços de placa com o EVA e o tecido sobrantes. Cada pedaço mediu 7cm x 60cm. Após colagem, secagem e corte das bordas, afixei as placas na parede e voilá meu novo cômodo decorado:

Mural Chita6

Se vc achou colorido demais, pode usar um tecido diferente, mais discreto.

Espero que tenham gostado da técnica!

Obs: Como disse no começo, este post foi lançado no meu ex-blog em 2012. De lá pra cá, já estou na terceira casa e, posso dizer que, apesar de ter amado o resultado do mural, as placas de tempos em tempos caiam e eu tinha que ficar passando novas fitas e colá-las novamente, foi um pouco irritante. Além disso, quando fui tirar as placas da parede para mudar, foi terrível remover as fitas... por isso, se você gostou da idéia, minha sugestão é que você faça quadrados de tecido mesmo, nem que faça a barra com alinhavo manual. Ou faça os cortes com uns 2 cm a mais e leve os quadrados de chita a uma costureira. Colar tecido na parede é bem fácil e retirar tb. Depois de lixada a parede fica novinha em folha!