Quantcast

Pinte você mesmo: Projeto 1

Posted in Organização da Casa

Neste post quero compartilhar o projeto de pintura que eu e meu marido fizemos aqui em casa. Eu sempre começo a pensar na decoração de um cômodo fazendo o estudo de Feng Shui da casa. Desenho a planta da casa, aplico o baguá e daí sei ao menos as cores que serão favoráveis. Neste caso, queria que a sala tivesse amarelo. Como eu já tenho um rack de laca amarelo, queria que a parede combinasse com ele.

 Na minha casa antiga, usei muito papel de parede e adesivos vinílicos e, na sala, decidi colocar um adesivo "tipo" Romero Britto para alegrar a sala e ornar com meu rack, olhe aqui como era:

romero britto

Lindo, né?! Mas o amor acabou quando fomos nos mudar e eu precisava pintar o apartameto e deixá-lo "zerado". Gente, o que foi tirar este adesivo? Aliás, pior que isso só tirar o tecido adesivo que eu tinha colocado no quarto do meu filho... quase morri de arrependimento... 

Por isso mesmo que na casa nova decidimos que só entrava tinta ou papel de parede (que é facílimo de instalar e tirar). Mas decidimos testar nosso lado artístico e, por isso, resolvemos pintar. E se você acha que começamos com uma parede coloria, está enganado. Fomos logo para uma estampa: listras!

Minha inspiração foi uma foto que vi na internet. Daí comecei medindo a parede e montando o esquema de cores no Excel: 

excel pintura

Veja que cada linha tem uma respectiva medida de altura das linhas coloridas (e tb das brancas - coluna C) e a soma tinha que dar 2,5m, que era o pé direito da sala.

A partir daí, começamos a fazer a lista de compras para avaliar o orçamento e se sairia mais barato ou caro que comprar um papel de parede. Comecei decidindo não pintar as listras pretas mais fininhas. Vi tb na internet que dava para usar fita isolante. Daí calculei pela largura da parede (5 m), quantas linhas eu ia fazer (10) e daí multipliquei 5 m x 10 linhas e cheguei em 50 m. Então comprei esta quantidade de fitas.

Além destas fitas eu precisaria de muita fita crepe para pintar cada faixa de cor. Neste caso fiquei com preguiça de fazer a conta. Comprei 5 rolos e no meio acabamos comprando mais (pq havia outro cômodo, que posto as fotos em breve).

Feito isso, era hora de calcular a tinta. Eu sabia que precisaria de bem pouco de cada tinta e nem toda cor vende em embalagem pequena. Você até pode ir nas lojas e pedir para eles produzirem a cor pra vc e estas são vendidas de pouquinho, mas é super caro! Pesquisei um bocado até que achei a linha Decora Paredes Elegance, que até onde eu sei, é de venda exclusiva na Leroy Merlin. Havia uma boa variedade de cores em embalagem de 0,5 L. 

Fui numa loja física para ver as cores de pertinho (tirei foto do meu excel do celular e levei comigo) e consegui achar quase tudo, menos o amarelo e o acaí que você vê na imagem do Excel. Para o amarelo, acabei comprando um galão grande de um amarelo baratinho. Sabia que iria sobrar, e que precisaríamos passar mais uma demão (pela qualidade inferior da tinta), mas o amarelo era o coração da coisa, tinha que ser brilhante! Já o açaí, acabei fazendo em casa mesmo. Misturei o bordô com o roxo da linha Decora Paredes e deu super certo.

Feitas as compras, mãos à obra. O primeiro passo (que é, na verdade, o mais difícil), foi pegar uma trena, uma régua e 2 esquadros e desenhar as listras à lápis na parede. Juro, demorei uns 3 dias e deu até dor de cabeça. Foram muuuuuitas listras (até pq para cada faxia de uma cor e de fita isolante, eu precisava desenhar 10 m: 2 linhas de 5 m cada). Foi duro! 

Por isso mesmo, acabei desenhando as listras meio que por etapas. Deixa eu explicar. Quando você vai pintar uma parede com listras, precisa esperar 24 hs para colar sobre uma faixa recém-pintada a fita crepe que delimitará a cor que ficará do lado. Complicado? Veja na foto do Excel. Repare que na primeira coluna (A) eu já defini quais linhas eu pintaria primeiro, segundo e terceiro (números 1, 2, 3). Peguemos como exemplo a faixa cinza do topo. Eu precisaria pintá-lo no primeiro dia, passando duas demãos. Daí 24 hs depois eu viria, tiraria as fitas crepes que estavam no espaço que seria então ocupado pelo amarelo (cima) e azul (baixo), colaria a fita crepe sobre o cinza recém-pintado para, então, pintar o amarelo e o azul no segundo dia. Deu para entender?

Bom, vamos às fotos e eu vou explicando com mais detalhes...

Passo 1: Como comentado, começamos com as linhas cinzas e pretas (na imagem só a cinza já havia sido pintada e as fitas já estavam posicionadas para pintarmos as faixas pretas), que estavam no Excel como número 1. Detalhe para a fita crepe azul que eu havia lido ser a melhor para segurar respingos de tinta... 

pintura5

Passo 2: Acho que agora dá para visualizar o que eu estava tentando explicar anteriormente... veja aqui que colocamos a fita crepe azul sobre as bordas das faixas cinzas que já estavam secas para poder, então, passar o amarelo e o azul.

pintura6

Obs: Muito importante comentar que na hora de pintar cada faxia a textura da tinta é TUDO! Esta tinta Decora Paredes diz na embalagem que é para diluir, mas para pintar uma faixa, se você diluir, ela derrama, fica muito líquida e faz a maior "caca" porque escorre pela parede. Se você for pintar, tente sempre deixar a tinta líquida, só que mais espessa (não muito tb), para que ela "segure" na fita crepe.

Obs 2: E por falar em fita crepe, descobrimos no meio do projeto que o segredo do acabamento é vc dar uma apertada das bordinhas da fita com a unha ou ponta dos dedos. Faça isso para assegurar que a fita está bem aderida à parede, pois assim você não corre o risco de que a tinta acabe vazando... isso é meio complicado quando você está fazendo as cores adjacentes, pois, por exemplo, aqui na hora de colar a fita crepe na faixa cinza ficamos com medo de que ao apertar forte, quando fôssemos tirar a fita ia sair "casquinha" da tinta cinza. Mas se a gente não apertasse, ia ter vazamento de amarelo e azul no cinza... preferimos apertar. De fato saiu um pouquinho de lasquinha de tinta, mas daí peguei um pincel fino, destes de artesanato, passei com a tinta sobre o local que tinha descascado e ficou perfeito!

Passo 3: Hora de colar a fita isolante. Enquanto eu esperava a tinta secar, comecei a colar as fitas isolantes. Não é fácil fazer num dia só pq dá dor de cabeça mesmo... mas eu ficava pensando que tava bem mais fácil que se fosse pintar uma por uma, e daí me enchia de ânimo para seguir! rsrsrs... 

pintura2

Obs 3: Para facilitar o trabalho, você pode usar a própria fita como guia e assim, desenhar menos linhas na parede. Mas, neste caso, precisará fazer a conta bem certinha, pq eu acabei errando e perdi tempo. É assim: a espessura da fita isolante costuma ser 1,9 cm. No Excel eu defini que cada faixa de listrinhas pretas teria 19 cm, pois seriam 5 listras brancas (parede ao fundo) e 5 pretas (fita isolante). Daí você vem e risca à lápis a primeira linha. Vem com a fita isolante e cola ela seguindo a linha desenhada. Com isso você já preencheu 1,9 cm dos seus 19 cm. A próxima linha terá que ser desenhada 1,9 cm de distância da borda da fita isolante que você colou. E, então, nela você colará a próxima fita. E assim por diante. Agora, se você quiser aproveitar e desenhar as listras de uma só vez, entre uma linha e outra a distância não é de 1,9 cm, e sim de 3,8 cm, pois será 1,9 cm de branco e 1,9 cm de preto. Faz sentido? Faz, claro. E parece óbvio, mas eu errei isso 2 vezes, na sala e no quarto do meu filho, onde fiz listras de fita isolante branca num fundo pintado de vermelho... por isso resolvi avisar...

Passo 4: E olha aí o meu açaí que lindo que ficou! :o)

pintura7

Passo 5: E aqui está o resultado final. Eu adorei! E morri de orgulho, claro!!

pintura8

E vc, gostou? Ainda esta semana posto o projeto do meu quarto... 

Leia agora a parte dois deste artigo, Pinte você mesmo: Projeto 2.