Quantcast

Desorganização e bagunça é cultura brasileira?

Posted in Motivação

Desorganização e bagunça é cultura brasileira?

O que me motivou a escrever este artigo foi ter recebido a imagem "Paraíso e Inferno" que ilustra esse artigo, muito engraçada e quase que assustadoramente real. Assim, a pergunta a ser respondida é: Desorganização e bagunça é cultura brasileira?

E, porque os brasileiros são considerados tão desorganizados? Porque falta organização? Trata-se de desorganização ou bagunça?

Quero neste post levantar 5 hipóteses ou hábitos, em parte culturais, do porque falta organização para o brasileiro. Espero que vocês comentem e quem sabe melhorar ou acrescentar novas considerações.

 Segue a transcrição do conteúdo da imagem:

"PARAÍSO E INFERNO

Paraíso é aquele lugar onde o humor é britânico, os cozinheiros são franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são brasileiros e tudo é organizado por suíços.

Inferno é aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são britânicos, os mecânicos são franceses, os amantes são suíços e tudo é organizado por brasileiros"

Observe a seguir alguns hábitos que denotam certa desorganização e bagunça, que pode ser visto nos brasileiros.

1. Falta de compromisso com horários

Posso imaginar você lembrando de um exemplo onde aguardou muitos minutos ou horas a espera de alguém. Isso é tão normal, em muitas ocasiões, que de fato há pouco o que discutir se isso é ou não cultural do brasileiro. De um modo geral reconhece-se o brasileiro como descompromissado em relação a horários. 

2. Falta de consideração com o planejamento

Observo uma falha enorme no brasileiro, em geral, com relação ao planejamento financeiro. Pouquíssimas ou quase nenhuma família o faz, e isso tem um custo alto. Imagine uma empresa de organização contratada para fazer o seu casamento falhar no planejamento? Melhor não...

O que dizer da organização da casa? Afinal, organizar a casa não precisa de planejamento algum, certo? Ou errado? Temos um curso sobre isto, o Organização Doméstica

3. Lei de Gérson

A Lei de Gérson diz respeito a querer levar vantagem em tudo. E, está muito associada a cultura do malandro carioca, porém não é um hábito incomum no Brasil todo. Quantas vezes você já escutou histórias de funcionários que dão pouco ou nenhum valor ao seu trabalho e querem tirar vantagem de tudo? Eu já ouvi muitas histórias. Casos onde o funcionário apenas aguarda o momento de colocar o empregador na justiça para prejudicá-lo e ganhar um dinheiro em cima do patrão. Fazer as tarefas mal feitas e deixá-las se passarem como bem feitas. Enfim, os exemplos podem ser muitos.

4. O gingado e o jeitinho brasileiro

A cultura do jeitinho é famosa fora do Brasil. Na minha opinião ela se relaciona de alguma forma com a falta de planejamento e também com a Lei de Gérson. E, isso pode causar, sem dúvida, desorganização e bagunça, em algum momento. Aventamos as qualidades dessa habilidade do gingado brasileiro, mas nem tudo são flores. Pagamos um preço por este comportamento generalizado e muitas vezes não sabemos que custo é este.

5. Um certo "desprezo" pela técnica

Aquele que estuda, aprende e conquista uma formação muitas vezes pode se assustar com algumas pessoas que tentam inventar a roda esquecendo que a roda já esta prontinha para uso. Uma vez que, inclusive na organização pessoal, esquece-se da técnica, o valor que dão a ela é baixo, porém o preço que se paga por desvalorizá-la pode ser alto. A dica é, dentro do possível seja autodidata sempre, mas aprenda a técnica correta, com o professor ou curso mais conveniente.

Você se identifica com algum destes itens?

Pessoalmente me identifico com os itens dois e quatro. Creio também que poucos brasileiros(as) algum dia não se enveredaram por alguns deste hábitos. Deixe seu comentário e me diga com qual item você mais se identifica e alguns exemplos que você vivenciou. 

Como conquistar bons hábitos: organização e ordem

Quando a bagunça é no sentido de desordem, o que devemos buscar é ordem, um certo padrão e organização que nos facilite atingir os objetivos que propomos. Com isso encontramos foco, produtividade e clareza naquilo que devemos conquistar. Produtividade no sentido de usarmos com qualidade o nosso tempo e executar as tarefas com eficiência. Você pode ler livros, fazer cursos presenciais ou conhecer nossos cursos online, que são orientados para essa busca pessoal da organização.