Quantcast

7 Rituais Matinais para Dias Mais Tranquilos

Posted in Motivação

Ultimamente, o que mais se escuta das pessoas é que estão estressadas, sem tempo, esgotadas de tantas responsabilidades. Mas quando a gente para para pensar nas "facilidades" da vida moderna, como os alimentos pré-processados, congelados, os equipamentos tecnológicos como forno de microondas, panelas elétricas com timer e máquinas lava e seca, fica difícil entender como, há poucas décadas, as pessoas viviam usando fogão a lenha, sem carro e sem telefone celular. E o mais curioso: como bem menos estresse!

 

Eu, pessoalmente, nunca acreditei muito nesta coisa de falta de tempo. O que temos é falta de prioridades, falta de organização e mau uso do nosso tempo.

Com isso quero dizer que você é mais do que responsável por diminuir o estresse que sente. E não estou dizendo que você deve pedir demissão ou viver de "amor e cabana". Estou dizendo que pequenos hábitos diários fazem maravilhas pelo nosso dia a dia e só depende de nós impementar estes hábitos.

Fiz 2 vídeos sobre a montagem de uma rotina de antes de dormir e outra da hora de acordar que, se você já implementou, deve ter percebido como é bom acordar sem desespero, com as coisinhas organizadas e sem correria.

7 Rituais Matinais para Dias Mais

Hoje quero passar pra você um ritual de 7 etapas para você implementar pelas manhãs que, acredite, mudarão o seu cotidiano. São hábitos simples e que fazem milagres pela sua saúde física, emocional e mental. Vamos lá?

1. Beba água:

É muito importante hidratar o corpo após uma longa noite de sono. Assim que acordar, beba um bom copo d'água e aproveite para hidratar a pele do rosto. Para isso, sugiro o uso de uma água termal. Além das águas termais importadas como a La Roche Posay, Vichy ou Evian, que são caras, já há no mercado águas de fontes brasileiras, como a da Lindoya, com um preço mais acessível.

Se quiser incrementar a água que irá beber, antes de dormir, misture numa jarra água e algumas rodelas de limão ou folhas de hortelã. Carambola também fica uma delícia. Você pode, também, apostar num detox e fazer a água Sass, uma bebida desintoxicante, criada por Cynthia Sass, diretora nutricional da revista Prevention. Segue abaixo a receita:

Ingredientes:

- 2 litros de água

- 1 col. (chá) de gengibre moído na hora

- 1 pepino médio descascado e cortado em fatias f­inas

- 1 limão médio cortado em fatias f­inas

- 12 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma jarra e leve à geladeira de um dia para o outro. Consuma toda a preparação ao longo do dia.

 

2. Capriche no Café da Manhã:

Em nutrição, vale a máxima "café de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu". O café é a refeição mais importante do dia. Além de dar energia para que você inicie seu dia com mais ânimo, comer bem no café evita que você sinta fome de manhã ou exagere no almoço. Mas atenção! Quando digo "caprichar", não digo comer muito, mas comer bem. Inclua frutas, grão integrais e derivados lácteos e coma devagar.

O ambiente do café também conta. Capriche na louça, compre uma caneca bonita, com cores alegres, coloque flores na mesa e use um bonito jogo americano. Se você costuma tomar iogurte com frutas e granola, invista em uma taça bonita como a da foto abaixo:

cafe chique

E, muito importante: Celular no café está PROIBIDO. É isso mesmo. Você deverá passar boa parte do dia na frente do computador ou colado no seu celular. Dê um presente aos seus olhos e mente e curta seu café em tranquilidade...

 

3. Alongue-se:

Alongar é uma coisa ótima para o corpo e, se feito da forma correta, não possui contra-indicações. Alongar melhora a postura, relaxa a musculatura tensa, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e, com isso, favorece a circulação, além de melhorar a coordenação motora, promovendo melhor equilíbrio e mobilidade.

Dedique 5 minutinhos da sua manhã para fazer exercícios básicos, como os da imagem abaixo (retirada do site http://blog.sossego.com.br/):

alongamento-dicas

Outra opção é baixar o aplicativo Yoga Studio e seguir alguns exercícios.

 

4. Visualize:

Você pode aproveitar o seu momento do café da manhã para fechar seus olhos por alguns segundo e visualizar o seu dia e focar nas coisas positivas. Mesmo que tenha um dia duro pela frente, tente concentrar-se nas pequenas coisas prazerosas, como um café com os amigos, um encontro com os familiares, etc. Aproveite também para agradecer pelas coisas boas que você tem na vida. Sentir-se grato é uma forma poderosa de começar o dia com pensamento e postura positiva.

 

5. Socialize:

Ter uma conversa agradável com aqueles que gostamos é outra forma bacana de começar o dia. Conversar nos ajuda a relaxar, perceber que todos temos desafios, mas que para tudo há solução, e que não estamos sós nessa jornada. Convide sua família para tomar café da manhã juntos, tire uns minutos para conversar com os filhos sobre o que eles terão na escola ou mesmo combine de tomar café perto do trabalho com o(s) colega(s) que possuir mais afinidade.

 

6. Troque seu café por chá:

Essa é difícil, eu sei, mas vale ao menos uma tentativa. Troque seu café por um chá, como gengibre, limão ou hortelã. Além de terapêuticos, ajudam a desintoxicar o organismo. 

 

7. Faça exercícios:

E aqui não estou dizendo que você deve se matricular na academia. Uma bela caminhada pelas ruas ao redor da sua casa ou um passeio com o cachorro servem. O importante é mexer o corpo, esquentá-lo e colocá-lo para funcionar.

Se puder, escolha ir pro trabalho a pé, de transporte público ou bike. Além de evitar o estresse do trânsito, qualquer uma destas opções lhe farão mexer o corpo, e, com isso, poupar o tempo de ida à academia... 

 

Ok. Agora vem a hora da pergunta: mas como eu vou arrumar tempo para fazer tudo isso? E, de fato, o objetivo é diminuir o estresse e não criar mais unidades de inquietação e obrigações à sua vida. 

Minha sugestão é: comece com pequenos passos. Escolha um hábito para implementar por mês e vá ajustando sua rotina. 

Lembre-se que o segredo para uma manhã tranquila é organizar-se na noite anterior, dormir cedo para conseguir acordar cedo e, então, dar uma "esticadinha" na manhã. 

 

Se voce deseja receber mais conteudo como este cadastre-se aqui: http://assine.superorganizado.com