Quantcast

Regras de Ouro da Organização

Posted in Motivação

Regras de ouro da organização

Para manter a organização e a limpeza da sua casa, há 4 regrinhas de ouro que devem ser repetidas como mantras.

Você pode imprimi-las e colá-las na geladeira, até que passem a fazer parte da sua vida. Veja a seguir.

1. Se tiver tempo, faça!

É isso mesmo. Lema da anti-procrastinação. Sabe quando você vê um copo sujo na pia e pensa: "ah, mais tarde eu dou um jeito nessa cozinha toda e aproveito para lavar este mísero copinho?".

Pois bem, a única coisa que você vai aproveitar é o tempinho ocioso para tirar uma soneca ou xeretar seus amigos no Facebook. Fora que todas as vezes que sua mente disser "essa cozinha TODA (...)", preocupe-se.

Cuide de partes

Lembre-se que quanto maior a tarefa, maior a chance de não a completarmos. Não vamos limpar a cozinha TODA, vamos, aos poucos, cuidar de partes da cozinha. A 1a pessoa do plural aqui refere-se a: "nós - você e seu timer", ok?! 

2. Bagunçou, arrume!

Acredite: bagunça atrai bagunça. Faça um experimento simples. Escolha um local da sua casa onde normalmente não há acúmulo de objetos. Pode ser uma poltrona ou sofá. Deixe uma peça de roupa neste local (ou algum outro objeto) e conte quanto tempo demora para aparecer um novo "ente estranho" no local.

Morando sozinho

Você vai se surpreender! Mesmo que more sozinho, é bem possível que coloque uma outra peça de roupa sobre a anterior sem ao menos se dar conta... É exatamente por isso que se você bagunçou algo, deve arrumar imediatamente.

Veja bem, imediatamente. Quanto mais tempo levar para arrumar, mais coisas terá que organizar quando decidir fazê-lo, aumentando a complexidade da tarefa. E você já entendeu o que acontece quando a tarefa é complexa, certo?! 

Local certo para cada coisa

Outro ponto importante dentro deste tópico é ter um local certo para cada coisa. Parece idiota, mas todo mundo possui artigos que poderíamos chamar de "miscelâneos", ou artigos sem classificação. Artigos miscelâneos em geral não tem uma “morada”, pois não são facilmente classificados como os demais itens.

Não havendo uma “casa” para os miscelâneos, eles ficam cada hora num lugar. Como transitam pelos cantos da cozinha, quartos e sala, quando estacionados, funcionam como atrativo de outros "entes estranhos". Em outras palavras, itens miscelâneos agem como catalisadores de bagunça!

3. Sujou, limpe!

Esta regrinha é bem parecida com a anterior. Como um exemplo vale mais que mil palavras, ei-los: leite que você esquece no fogo e derrama no fogão, molhos que caem no chão (amigo Murphy já dizia: "quanto maior a quantidade de azeite ou maionese na receita, maiores as chances do molho cair no chão"...).

Cereais ou outros itens secos que você espalha pela cozinha quando coloca "aquela forcinha a mais" para abrir a embalagem, qualquer coisa que caia fora do lixo quando você tenta, sem sucesso, acertar no cesto como um jogador falido de basquete.

Limpe imediatamente

Coisas que vazam, coisas que transbordam, coisas que pingam de recipientes que você não havia se dado conta que estavam furados, enfim... esses pequenos incidentes domésticos capazes de nos enfurecer... para todos eles a melhor solução é: limpe imediatamente.

Sujeira velha é mais difícil de limpar

A primeira boa razão para agir assim é evitar que a sujeira envelheça. Sujeira velha é mais difícil de limpar. Cria crosta. Tem que esfregar! E se você deixar muito tempo, cria odor que pode atrair insetos. A segunda boa razão é evitar se chatear com isso mais de uma vez. Afinal, você não vai querer olhar para essa sujeira de novo e se lembrar do ocorrido, certo?!

4. Mantenha o Controle

Manter o controle significa manter a "ordem". Botar ordem na casa é muito mais custoso que mantê-la. Sendo assim, quando vir que a coisa está desandando, apresse-se em tomar as rédeas e retomar o controle. 

Repita o mantra

Exemplos de momentos em que mais vai precisar repetir este mantra são: após receber visitas, no retorno de uma viagem, quando estiver se recuperando de uma gripe, após uma semana de provas ou de entrega de um trabalho importante.

Plano de metas emergencial

Nestes momentos você verá que a casa ficou esquecida e, com isso, tarefas que você realizava em 15 minutos podem exigir um pouco mais de tempo. Não entre em pânico! Nem desista. Com um simples "plano de metas emergencial", ajustando a rotina das próximas semanas, você retomará o controle.

Aprenda como aplicar estes conceitos

Para aprender a como aplicar estes conceitos, descritos neste artigo das regras de ouro da organização, de uma forma prática em sua vida, matricule-se no curso de organização desenvolvido pela Super Organizado. Nele você aprende através de um método, tudo o necessário para aplicar estas regras em sua residência e em você mesma. Saiba Mais!

regras ouro organização