Quantcast

A vida sem empregada (Parte II: Prática)

Posted in Independência Doméstica

vida sem p2 mini

Nesta segunda parte irei abordar a parte prática da vida sem empregada, se você não leu a parte um, onde abordo a teoria da vida sem empregada, leia agora.

Os principais aliados na busca pela independência doméstica

Abaixo listo quais foram os meus principais aliados na busca pela independência doméstica (e que serão os seus também):

  1. Motivação : Você não precisa estar atrás da independência doméstica total. Você pode querer apenas diminuir sua dependência em relação às empregadas domésticas (p.ex. diminuindo o número de dias na semana em que a sua vai a sua casa). Pode ainda estar em busca de informação para saber exigir um melhor serviço dos seus funcionários. Seja qual for a sua busca, é importante que a sua motivação esteja bem clara, para que em momentos difíceis vc saiba responder à inevitável pergunta: "pq estou fazendo isso comigo mesmo?".
  1. Ownership : Não consigo achar uma tradução ideal para isso. No dicionário diz que é "propriedade", ou "posse", mas acho mais fácil explicar  o que quero dizer... qdo digo que temos que ter ownership, quero dizer que vc, e, somente vc, deve ser responsável pela mudança. Não podemos esperar que as pessoas em volta se envolvam no processo e/ou contar com a ajuda dos outros. Acreditem, eu aprendi isso discutindo muito com o meu marido... rsrsrs... E isso reforça ainda mais o item anterior. A motivação tem que ser SUA, genuína e unicamente sua. Caso contrário, qdo perceber que está sozinho(a) no barco, qdo achar que todos pularam fora, vc tb vai jogar a toalha... e pior, jogar fora o que conquistou até ali. Vamos falar mais sobre isso num breve futuro.
  2. Tecnologia : Apesar de no Brasil não termos disponível tanta variedade de equipamentos e produtos de limpeza como se tem em outros países, ainda assim há muita coisa bacana para ajudar nas tarefas diárias.
  3. Rotina : Essa é a chave para o seu sucesso. Sei que muitos de nós detesta rotina. Mas sem ela, dificilmente vc conseguirá organizar seu tempo de forma que dê conta da casa, do trabalho, de vc, da sua familia, sobrando uma brecha para curtir uma preguiça...
  4. Uso do timer : Como comentado em textos e vídeos anteriores, o uso do timer é algo mágico. Só usando para a gente entender... Você pode usar o timer do microondas, do celular, um rádio-relógio ou investir num timer digital. O importante é você acreditar no poder do timer e fazer um teste. Você não vai se decepcionar!

Lembrar das regras de ouro

Além destes aliados, há 4 regrinhas de ouro que devem ser repetidas como mantras. Eu as imprimi e anexei na geladeira, mas com o tempo acabei vendo que já as tinha absorvido e então optei por manter a estética da cozinha e as retirei de lá...

aspirarCom estes aliados e seguindo as 4 regrinhas, você já terá dado um passo enorme rumo à sua independência. Os próximos passos serão:

  • organizar a sua casa (matricule-se em nosso curso avançado para organizar sua casa) para facilitar a limpeza;
  • ganhar tempo e espaço;
  • definir uma rotina de limpeza que seja compatível com o seu dia-a-dia;
  • dividir as responsabilidades entre aqueles que vivem na casa e;
  • definir com qual tipo de ajudar externa (se aplicável) você contará.

Aprimore e seja eficaz nas Tarefas da Casa

Agora que você sabe um pouco mais sobre como é a vida sem empregada na prática eu quero apresentar para você o nosso curso Tarefas da Casa. Nele, alem dos módulos que vão orientá-la para criar um rotina eficiente e simples para as tarefas da casa, você receberá dois bônus.