Quantcast

Desigualdades da Rotina Doméstica no Mundo

Publicado em Independência Doméstica

Se você sofre com o acúmulo de funções, "rebolando" para conseguir administrar a casa, educar seus filhos, crescer profissionalmente e nutrir seus relacionamentos, acredite: você não está sozinha! E neste artigos vamos falar um pouco sobre esta desigualdade entre as "jornadas" feminina e masculina.

Por muito tempo acreditei que no Brasil e demais países latino-americanos, éramos mais machistas e por isso, as mulheres acumulavam mais funções. Achava que esta coisa da gente trabalhar tão duro quanto nossos maridos e ainda chegar em casa tendo que pensar no que fazer pro jantar ou mesmo sermos cobradas na escola como as mais responsáveis pelos nossos filhos fosse um "privilégio" dos países, ditos, menos desenvolvidos.

Add a comment

Independência Doméstica

Publicado em Independência Doméstica

Segundo um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro de 2013, o Brasil é o país que mais emprega domésticas no mundo. É isso mesmo! Nós temos o maior número absoluto de funcionários domésticos, somando aproximadamente 7,2 milhões de pessoas (6,7 milhões são mulheres e 504 mil homens). Isso significa que 17% das trabalhadoras brasileiras são domésticas.

Em uma realidade em que há bastante oferta de mão de obra, uma legislação incipiente e ainda sob regulamentação e um piso salarial baixo (o mais alto do país é o do Paraná, sendo R$ 983,40 para 44hs semanais = aproximadamente R$ 5,6 por hora de trabalho), é natural que o número de empregados domésticos seja tão grande.

E o que isso nos diz, na prática? Que somos um país extremamente acostumado a terceirizar os cuidados com a casa. Muitas pessoas neste país nascem e crescem sem nunca terem que lavar uma peça de roupa, passar uma vassoura na casa ou mesmo fritar um ovo. E eu fui uma delas!

E por mais que seja confortável saber que haverá alguém disponível para cuidar da nossa casa, das nossas roupas e até da nossa alimentação, há alguns efeitos colaterais dessa realidade.

Add a comment

PEC das Domésticas

Publicado em Independência Doméstica

PEC das Domésticas: Regulamentação

Conforme conversamos no artigo sobre as relações entre patrões e empregados domésticos, a emenda constitucional n°72, de 02 de abril, de 2013, mais conhecida como “PEC das domésticas”, trouxe questionamentos a muitos empregadores no que se refere a valer ou não a pena manter um funcionário mensalista, com carteira assinada.

Vamos, então, dedicar este artigo a entender melhor o que é esta PEC e como ela influi nas decisões domésticas.

pec das domésticas - regulamentação

Add a comment