Quantcast

7 Dicas para Ampliar um Espaço Pequeno

Posted in DO Casa

icone casaSe você vive em um imóvel pequeno, já deve ter buscado dicas de decoração para ampliar visualmente seus espaços. Algumas dessas dicas são bem manjadas, como preferir pintar as paredes e revestir os pisos com cores claras, usar espelhos, ou ainda, preferir usar lustres pendentes ao invés de abajur para alongar o pé direito dos cômodos.

Hoje veremos 7 dicas que encontrei no portal buzzfeed.com, que são relativamente fáceis de aplicar:

1. Abuse das listras:

Para acertar no uso das listras, defina qual efeito você quer: alongar o pé direito ou a largura do cômodo? Se quiser tornar o pé direito mais alto (e com isso guiar os olhos de quem chega ao cômodo de baixo para cima, passando uma sensação de amplitude), aplique um papel de parede com listras verticais. Caso pretenda alongar o cômodo, invista num tapete como o da foto abaixo, que guia nossos olhos, passando a impressão de que o cômodo é maior.

listras

2. Prefira um móvel grande ao invés de dois ou três pequenos:

Na hora de mobiliar uma sala ou quarto de TV, prefira comprar um sofá únido, do tipo modular, que caiba perfeitamente nas dimensões do cômodo, ao invés de comprar um jogo de sofá pequeno, mais poltrona ou cadeiras. O uso de um único móvel diminui a confusão visual e passa uma sensação de amplitude.

moveis largos

3. Escolha móveis com pés:

Ainda na escolha do mobiliário, prefira sofás, poltronas e camas com pés visíveis. Mostrar as pernas/pés dos móveis também passa uma sensação de continuidade no espaço, que o amplia visualmente.

moveis pe

4. Instale uma prateleira próxima ao teto:

Além das listras verticais na parede que levam nossos olhos de baixo para cima, instalar uma prateleira próxima ao teto nos chama a atenção e nos faz olhar para cima, o que também nos dá a impressão de amplitude.

prateleiras suspensas

5. Aplique um papel de parede no teto:

Conforme falamos na dica 4, aquilo que nos faz olhar para cima, faz um cômodo parecer maior. Por isso, uma outra opção é aplicar um papel de parede no teto. Cuide apenas para escolher um papel de cor clara, para que o efeito não acabe sendo o oposto.

papel teto

6. Escolha móveis de vidro ou acrílico:

Os móveis transparentes estão em alta e são excelentes para pequenos espaços pois não ocupam muito "espaço visual", ou seja, não pesam no ambiente, deixando-o mais amplo.

espelho transparencia

7. Use diferentes tonalidades da mesma cor:

Utilizar diferentes tons da mesma cor na decoração de um ambiente é uma forma divertida e eficiente de ampliar o espaço. Isso porque o degradê de cores cria uma coerência visual que faz com que o espaço pareça mais aberto, amplo. Para isso, use tinta, papel de parede, estofamento ou capas para estofados, mantas e edredons, almofadas e tapetes de tons diferentes. Só não abuse das cores para não pesar a decoração e torná-la cansativa.

tonalidade cor

Para receber mais conteúdo como este, clique aqui.

Fonte e Imagens: http://www.buzzfeed.com/