Quantcast

5 Dicas para Livrar-se dos Papéis

Posted in DO Casa

icone casaSeja pelas árvores, seja pela organização da sua casa, você tem motivos de sobra para eliminar a papelada da sua vida. Por isso, na DO de hoje vamos ver 5 dicas simples (algumas que vc já deve conhecer) para livrar-se dos papéis desnecessários:

1. Não saia imprimindo tudo o que vc recebe por email

Comece organizando as pastas de arquivos do seu computador, montando categorias como contas, comprovantes, notas fiscais e assim que receber um email ou pagar uma conta, salve o documento em PDF nestas pastas. Muitas vezes imprimimos comprovantes de reserva ou mesmo vôo, sendo que ao informarmos nosso nome e CPF as empresas encontram nossas reserva e lá se foi um papel inútil. Se estiver com medo da empresa não encontrar sua reserva, antes de sair de casa, deixe o email aberto em seu celular e, caso ocorra algum problema, mostre seu celular ao atendente.

2. Opte por não receber suas contas impressas

Quase todas as contas que recebemos podem ser enviadas por email e pagas online. Ligue nas concessionárias, entre nos sites e peça para deixar de receber suas contas pelo correio. Organize uma agenda de pagamentos (para não esquecer de pagar), coloque algumas contas em débito automático e/ou cadastre-se no sistema de DDA para receber as contas diretamente em sua conta.

3. Digitalize seus documentos

Com exceção dos documentos de identificação, como RG, CPF, passaporte e afins, nós precisamos manter muito poucos documentos impressos. Acostume-se a digitalizar os documentos ou mesmo fotografá-los e jogue fora o excesso de papel!

4. Tome nota de forma eletrônica

Essa é a mais difícil pra mim, pois a-d-o-r-o um bloquinho para anotar e riscar aquilo que tenho que fazer no dia. Mas a ideia é, dentro do possível, transferir estas anotações para um bloco de notas no computador, sua agenda eletrônica ou mesmo o celular. 

5. Re-pense suas inscrições e cadastros

Você precisa mesmo receber as suas revistas impressas e depois ter que resolver como livrar-se delas? Quase todas as editoras já possuem opções online de acesso as suas revistas prediletas. Cancele o recebimento do papel, ele só faz ocupar espaço na sua casa. O mesmo vale para catálogos de lojas. Ao invés de recebê-los pelo correio, peça para os vendedores lhe avisarem por SMS ou email quando o catálogo online estiver disponível e veja do seu celular, de onde quer que esteja.