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Qual a melhor panela para cozinhar?

Publicado em DO Alimentação

icone alimentacaoFaz algum tempo que quero escrever uma DO sobre os tipos de panela, e achei que nossa semana temática de alimentação seria perfeita para o tema. Mas qdo comecei a escrever o post e dar uma estudada no assunto achei uma matéria tão bacana, que decidi simplesmente lincá-la aqui no blog: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/como-escolher-a-melhor-panela-para-cozinhar/1786/. De qualquer forma, pensando na praticidade, meu voto será sempre para as panelas de Teflon que, como vemos no texto, são seguras e muito fáceis de lavar. Eu, inclusive, lavo as minhas na máquina! 

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Pasta para Limpar Assadeiras

Publicado em DO Alimentação

icone alimentacaoSeguindo na nossa semana temática sobre DOs de Alimentação, a dica de hoje é para você fazer em casa uma pasta simples e barata que lhe ajudará a limpar suas assadeiras sem ter que ficar esfregando... Eu não sei vc, mas eu ODEIO usar palhas de aço para limpar panelas e assadeiras de alumínio ou inox, então gostei desta dica. Lá vai: junte 2 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de água oxigenada (10vol) e misture para formar a pasta. Agora molhe uma bucha na solução e passe gentilmente a assadeira ou panela. Pronto!  

DIYPanCleaner

Fonte e Imagem: http://www.funhomethings.com/

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Consumo Responsável e Seguro de Pescados

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icone alimentacaoHoje a DO (dica organizada) será um pouco triste para os adoradores de comida japonesa... no Brasil a comida japonesa acabou tornando-se sinônimo de muita carne de salmão e atum. Vários chefs dizem que no Japão a história é outra e o consumo destes peixes não costuma ser o centro das preparações. Há quem diga que a popularização do salmão deveu-se ao fato dele ser um peixe gorduroso, o que o fez cair bem no paladar brasileiro. Há, também, uma forte campanha para o consumo de salmão e atum, anunciando que estas carnes são ricas em ômegas 3 e 6.

Mas o que você talvez não saiba é que o consumo elevado de atum e salmão é terrível para o meio-ambiente e, no caso do salmão, pode prejudicar sua saúde. Segundo uma publicação do portal eCycle, 80% do salmão que consumimos é proveniente da criação destes peixes. Além desta criação ser bastante prejudicial ao meio ambiente, os peixes recebem vacinas, antibióticos e até corantes para adquirirem a coloração própria do seu primo "selvagem". Ambos os peixes (os criados e os selvagens) costumam ser contaminados por um tipo de produto nocivo à saúde, conhecido como Bifenilos policlorados, ou PCBs. Estes compostos acumulam-se na gordura do peixe e são mais concentrados e frequentes nos peixes de criadouro. Por isso, algumas agências, como a de proteção ambiental dos Estados Unidos sugere que a ingestão do salmão selvagem seja limitada a 2x por semana, já o salmão de criadouro deveria ser ingerido apenas 1x ao mês. Além disso, para diminuir a ingestão dos PCBs, devemos preparar o salmão de forma a diminuir seu teor de gordura, seja retirando a pele e a gordura excessiva, como preferindo grelhá-lo. 

sushi

Com relação ao atum, o maior problema em sua ingestão está nos impactos ambientais. Por conta da pesca deste peixe, milhões de outros animais, como os tubarões e as tartarugas, acabam presos nas redes e morrem. Tentando conscientizar as pessoas em relação à pesca predatória de atum, o Greenpeace lançou um jogo online, clique aqui para jogá-lo.

E se você quer um guia para consumir seus pescados sem peso na consciência, acesse o guia de consumo responsável produzido pela Unimonte: http://www.unimonte.br/sustentabilidade/guia-de-consumo-responsavel-de-pescados-16. Nele você encontrará a lista de peixes com sinal verde, amarelo e vermelho, em relação à sua abundância em nossos mares. Lembre-se que alguns peixes, como tilápia e truta não estarão na lista por serem peixes de água doce...

 

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Fechando o Zíper

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icone alimentacaoNos próximos dias lançaremos o nosso novo treinamento de Organização da Alimentação, por isso, esta será uma semana especial de DOs (dicas organizadas) dedicadas somente a temas de alimentação. A DO de hoje é a indicação de um site muito bacana chamado Fechando o Zíper. O portal é um banco de dados online com avaliação de produtos alimentícios industrializados. Segundo o Fechando o Zíper, o objetivo é ajudar consumidores de todo o país a fazer escolhas mais saudáveis. Para isso, o site traz a avaliação de diversos produtos, sendo os produtos com as melhores notas aqueles ricos em nutrientes, com menor nível de processamento e sem aditivos ou substâncias artificiais. Vale a visita e o acesso durante as compras!

fechando ziper

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Torne seu Café mais Especial

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icone alimentacaoO café é destas coisas que a gente não sabe se toma por hábito, por rotina, por necessidade (para acordar) ou por vício. Seja como for, é sabido que café em excesso pode ser prejudicial à saúde (aliás, como tudo em excesso). Uma boa forma de tirar o melhor proveito possível do seu cafézinho, é tornar este momento especial. Para isso, vc pode começar substituindo aquele café que vc toma assim que acorda por uma copo de água com limão espremido. O limão é mágico, alcaliniza o corpo e também lhe fará acordar. Deixe, então, o seu querido café para o lanche da manhã. Você pode fazer um compromisso com vc mesma de tomar o seu café às 10h30 (melhor ainda se condicionar isso à finalização de alguma tarefa chatinha para lhe manter motivada), lendo um post bacana, uma revista ou dando uma xeretadinha (Rápida!) no Facebook, ou mesmo casando o café com um docinho. Torne este o seu momento de relaxar e, claro, se presentear por tudo o que você já produziu até às 10h30!

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