Quantcast

Decorando Ovos para a Páscoa

Posted in DO Eventos

icone eventoEsta semana vou dedicar as DOs à Páscoa que já está pertinho. Hoje vou compartilhar uma dica de decoração para a mesa do almoço de Páscoa. Eu AMO mesas decoradas, acho que festa que é festa precisa de um toque diferente e amo mais ainda quando a decoração é barata e pode ser feita com as crianças. Nada como começar a festa antes e envolver a família toda na bagunça!

A proposta é decorar ovos para usar na decoração. Veja abaixo uma foto onde alguns ovos foram utilizados na decoração:

easter-table-settings-2

Apesar da ideia não ser nova, apenas recentemente soube como fazer estes ovos, pois pediram na escola do meu filho para que ele levasse 6 ovos soprados para as atividades de Páscoa. Eu nunca havia ouvido falar nisso e fui tentar buscar um "tutorial" na internet. Não achei nada que me convencesse muito, então decidi eu mesma achar meu método e funcionou:

  1. Separe o número de ovos que pretende usar, sempre contando com alguma perda (até que vc tenha prática alguns ovos poderão quebrar).
  2. Separe um prego grande e um martelo.
  3. Tenha alguém para lhe ajudar.
  4. Encha uma vasilha com água e vinagre.
  5. Peça para seu ajudante segurar o ovo com firmeza. Posicione o prego no topo do ovo e dê batidinhas leves com o martelo até que o prego faça o primeiro furo.
  6. Peça para o ajudante virar o ovo ao contrário e repita a operação para fazer o segundo furo, ao lado oposto do primeiro.
  7. Assegure-se te ter rompido a gema do ovo, escolha um dos lado e assopre (é isso mesmo, encha o peito de ar e mande ver!).
  8. O conteúdo do ovo sairá pelo outro furo. Separe este conteúdo para usar em alguma receita (vc pode, inclusive, bater a mistura de clara e gema, adicionar um pouco de sal ou açúcar e congelar).
  9. Lave a casca do ovo na solução de água com vinagre (eu "chupei" um pouco de líquido para dentro da casca por um dos buracos, agitei e depois assoprei de novo).

De posse dos seus ovos soprados, há infinitas possibilidades de decoração que vc pode fazer, indo desde pintá-los com guache, desenhar com canetinha, colar adesivos, colar washi tapes, passar purpurina, enfim, deixe sua criatividade mandar. Se quiser ver umas fotos, achei este site bacana: http://coolmompicks.com/blog/2013/03/25/easter-egg-decorating-ideas/ 

Se você gostou dos ovos da foto, eles não foram pintados, e sim tingidos. Para tingir os ovos você deverá, primeiro, fazer a tinta: 

  1. Coloque ¼ colher de chá de corante alimentício em uma tigela ou copo
  2. Adicione ¾ xícara de água quente e
  3. 1 colher de sopa de vinagre branco para cada cor e para aumentar a permeabilidade e porosidade da casca
  4. Coloque os ovos dentro da água com corante e espere alguns minutos (empurre gentilmente com o dedo para assegurar que a água entre no ovo e ele afunde). Quanto mais tempo o ovo ficar submerso, mais evidente ficará a cor
  5. Com uma colher levante os ovos, e se estiver com a cor desejada, deixe a água sair do buraquinho e coloque-os para secar na caixa do ovo, ou espetados num palito de churrasco (assim eles não correm o risco de manchar embaixo).

Certeza que as crianças vão adorar participar da decoração!