Quantcast

Tempo: Amigo ou Inimigo?

Posted in Motivação

Dizem que o tempo cura tudo. O que não te dizem é como aprender a lidar com ele... o tempo é, de fato, uma coisa fascinante.  Muitos de nós têm dificuldade de estar no tempo certo. Uns vivem saudosos do passado, outros planejando o futuro.

Poucos vivem presentes, ou no presente. Dizem também que cada dia é um “presente” e daí viria o nome.

ampulhetaO fato é que tempo é um dos recursos mais escassos de nossas vidas e portanto, independente do que te motiva,você sempre se beneficiará do bom gerenciamento do seu tempo. Há quem durma menos, há quem faça menos atividades, há quem delegue parte das atividades e há os do meu time: os planejadores-controladores-inconformados-com-a-falta-de-tempo. Para os deste último grupo, aprendi que só há uma saída: rotinas! 

Sim, rotinas. Ah! E rotinas com uso de timer. Idéia minha? Não. Da FLY Lady (http://flylady.net/). A idéia das rotinas e do timer segue o mesmo princípio do ato de poupar: cada centavo (ou minuto), vale. Você não imagina quantas coisas podemos fazer em 15 minutos. Sério! Com 3 sessões de 15 minutos diários você cuida de uma casa. Duvida? Sou prova viva e vou dividir essa mágica com você.

Comecemos com uma verdade elementar: não há falta crônica de tempo no mundo. O que existe é excesso. Excesso de tudo. Muita informação disponível, muitas opções de compras, muitos locais a visitar, muitas coisas a aprender, muitas experiências para viver... E com tantas opções a gente fica biruta e perde o foco e com ele o nosso precioso tempo. 

Portanto, em termos simples, a receitinha mágica da Super Organizado para tornar o tempo nosso aliado seria:

  1. Definir sua rotina
  2.       Dividir as tarefas em atividades curtas (Máx 15 min)
  3.       Usar um timer para se manter focado
  4.       Anotar o método utilizado para avaliação e melhoria contínua. 

Há quem já tenha saído do post ou até mesmo do site depois dessa equação. Mas se você continuou, é porque não achou que isso é coisa de gente maluca ou exageradamente controladora. Que bom. Porque nada disso é inédito e funciona para muitas pessoas, em vários países.

No nosso canal do You Tube postamos um vídeo com mais informações sobre como lidar com a “falta de tempo”, mas  antes de você ir ver o vídeo, quero incluir mais um comentário ou melhor, apresentar-lhe o que eu chamo de tríade impossível da vida.

Esta “teoria” me veio numa aula de economia política internacional e o tema em questão era o trilema de Mundell-Fleming, ou tríade impossível. No modelo de Mundell-Fleming, uma economia não poderia apresentar, simultaneamente, livre mobilidade de capitais, regime de câmbio flutuante e autonomia de política monetária.

Viajando no tema, percebi que há várias tríades nesse mundo, inclusive uma que se aplica ao curso da nossa vida. É assim: qdo somos jovenzinhos (até começar a trabalhar), temos tempo e vigor físico, mas não temos dinheiro. Quando entramos no mercado de trabalho, ou abrimos uma empresa, passamos a ter dinheiro e ainda temos vigor físico, mas não temos mais tanto tempo disponível. E quando nos aposentamos, voltamos a ter tempo, dinheiro (se pouparmos e investirmos durante o período em que trabalhamos), mas agora não temos o mesmo vigor físico. Chato isso, né?! A solução é cuidar da saúde do corpo e do bolso para conquistarmos independência financeira ainda jovens, e mantermos o corpo vigoroso por mais tempo... 

triade impossivel

 

Você já conhece nosso treinamento online de organização de residências? Acesse aqui.