Quantcast

Semana 11 (Cardápio)

Posted in Projeto Copa Organizada

Agora que você já definiu os parâmetros básicos da sua festa e tratou de otimizar sua “humilde residência”, tornado-a mais aconchegante e segura para seus convidados, é hora de pensar no coração (ou melhor, estômago) de qualquer celebração: o cardápio!

Sim, não vá pensando que o “menu-padrão” de um jogo resume-se a pipoca ou “Torcida sabor bacon” com latinha de cerveja não... Você até pode definir um cardápio simples, mas dá para incrementar sem necessariamente gastar muito.

copa do mundo organizada

Lá na primeira semana você definiu se irá ou não “esticar” a festa para um almoço ou jantar. Neste caso, obviamente, os quitutes e bebidas servidos na hora do jogo devem “ornar” com a refeição servida. Combinações clássicas como feijoada com pasteizinhos e torresmo, ou brusquetas e crostinis com pizza vão sempre bem!

Se decidir não fazer nenhuma refeição e servir petiscos durante o jogo há inúmeras opções. Talvez a mais tradicional seja montar um cardápio no estilo “comida de boteco”, incluindo salgados variados, castanhas e nozes, mini-hamburgueres e, claro, nossa querida amiga pipoca. Se for servir comidinhas fritas, pense apenas na logística. Veja se terá alguém disponível para te ajudar ou se você estará disposto a sair da frente da telinha para fritar mais uma leva de pasteis ou assar mais salgadinhos...

Agora, se frituras não entram na sua casa, você pode optar por salgados assados, como esfirras, empadas e empanadas, ou mesmo servir mini-tortas e mini-quiches. Boas opções saudáveis são canapés frios, saladas (de grãos, folhas e/ou massas), ou mesmo um cuscuz marroquino, servidos em potinhos. Você pode buscar receitas e ideias na internet, digitando algo como “menu festa de casamento”.

Apesar de parecer uma ideia pratica e saborosa, evite servir patês com pães ou montar taboas de frios. As pessoas estarão focadas no jogo e não vão querer “montar” sua própria comida. Neste caso, uma boa opção é encomendar sanduíches de metro ou mesmo montar sanduichinhos em casa. Uma dica diferente e decorativa são os sushis de pão. Considerando o clima e que seus sushis ficarão expostos por ao menos 2 horas, evite usar peixe cru e substitua a maionese por algo menos sensível, como requeijão, por exemplo. Além disso, para evitar respingos de shoyo pela casa, o ideal seria servir os sushis com molhos mais espessos, como o tare, ou mesmo inovar e ir de ketchup e barbecue mesmo!

Outra dica seria se seguir a linha Mc Donalds e montar sandubas ou outros quitutes inspirados na culinária de cada uma das seleções, ou mesmo dos países que estiverem jogando (provavelmente Brasil e algum adversário).

Caso opte por servir uma sobremesa, você pode apostar no prático, facil e delicioso sorvete, ou, para dar mais um charme, pode encomendar ou fazer um bolo temático. Não precisa ser nada muito elaborado, com réplica da Brazuca em pasta americada ou Fuleco em biscuit. Um bolinho de base amarela com um brigadeiro branco corado em verde já faz uma graça.  

Falando nas bebidas, é possível que você decida servir apenas cerveja ou mesmo descolar uma choppeira, mas uma opção mais “temática” seria servir um drink da Copa, como o verde e amarelo desenvolvido pelo Joaquina Bar no Rio de Janeiro.

Muito importante dizer que a festa tem que começar já! Recrute pessoas para te ajudarem na montagem do cardápio, veja quem quer ajudar no quê, já delegue a bebida pra um, o coquetel pro outro, o sanduba pra tia, enfim... Festa boa é aquela em que todos participam!

Em resumo, sua missão esta semana é pensar nos comes e bebes da festa, escrever tudinho num papel e já delegar uma parte dos preparativos culinários.

Na semana que vem falaremos sobre a decoração do festejo!

Você já conhece nosso treinamento online de organização de residências? Acesse aqui.