Quantcast

Semana 13 (Parâmetros da Festa)

Posted in Projeto Copa Organizada

É hora de esquentar os tamborins para a grande festa! Se você nem tinha pensado nisso ainda, ou mesmo se estiver mega desanimado com a Copa, esta é a sua chance de se empolgar. Vamos lá! Por mais que a gente esteja com alguns receios com relação ao evento, sabemos que na hora do apito, a emoção toma conta e somos todos torcedores. E mesmo que a seleção desaponte ou você deteste futebol, pense que festa é sempre divertido, ainda mais se for bem planejada.

imagem copa organizada gde

Nesta primeira semana de preparativos, vamos começar definindo os parâmetros principais da festa: a data ou as datas, qual o tipo de celebração você quer fazer, quem convidar e onde receber as pessoas.

Para definir a data, comece baixando a tabela dos jogos: http://copadomundo.uol.com.br/tabela-da-copa/calendario-de-jogos/. É complicado agendar a festa para o dia da final, claro, mas você pode escolher alguns ou todos os jogos da primeira rodada, por exemplo. Outra opção é combinar com os amigos e familiares quem será o anfitrião em cada jogo.

Com relação ao tipo de celebração, você deve decidir se fará uma recepção, somente na hora do jogo ou se prolongará a festa fazendo um almoço, churrasco ou feijoada (antes ou após os jogos) para aproveitar a farra. Deve decidir, também, se será uma festa dessas caprichadas ou se será apenas um bando de gente animada sentada no sofá da sala.

Após decidir o tipo de festa, é hora de pensar nos seus convidados. Lembre-se que trata-se da Copa e não do seu aniversário ou casamento, então não precisa se sentir impelido a convidar TODO mundo. Como jogos sempre envolvem emoções é mais interessante restringir os convidados a pessoas próximas, que se conhecem e se dão bem, para evitar qualquer saia justa com aquele primo que bebe muito, grita alto e ainda chora quando o Brasil faz gol.

Uma coisa importante de mencionar é que a quantidade de pessoas não interfere, diretamente, no item anterior. Ou seja, mesmo que você convide apenas 2 casais de amigos que têm filhos da idade dos seus, a festa pode ser super caprichada, com quitutes gostosos e uma decoração bacana. No sentido oposto, não é porque virão 50 pessoas que você não pode amontoar todo mundo no quintal de casa, cada um com sua almofada, latinha de cerveja e saco de pipoca e ser a festa mais divertida de todas.

Agora que você sabe o dia da festa, qual tipo de celebração e quem convidar, falta definir o local. Este item dependerá, obviamente, do número de pessoas que virão, o tipo de festa e os espaços que você tem disponíveis. Se você resolver fazer uma festança e precisar alugar o salão de festas do prédio, é possível que ele já esteja ocupado para os primeiros jogos, mas ainda vale tentar, afinal, temos 3 meses. Se não conseguir o espaço, pense em alguém que possua uma casa grande, ou mesmo em alugar um salão ou chácara. Como não é aniversário de ninguém, dá até para propor uma “vaquinha” com os convidados para viabilizar a locação.

Em síntese, sua lista de tarefas para esta semana é:

  1. Eleja a data ou as datas da festa (leia-se jogos);
  2. Defina o tipo da festa: “top chique e elegante”, casual, caseira, de arromba, jogo-balada, enfim... menos rótulos e mais ideias boas!
  3. Monte a lista de convidados;
  4. Com base nos itens anteriores, defina o local e se não for na sua casa, pesquise e cote ambientes para locação ou mesmo peça a casa de alguém “emprestado”.

Na semana que vem, falaremos de como preparar a sua casa para receber as pessoas, considerando que este deva ser o local escolhido pela maioria dos brasileiros...

Você já conhece nosso treinamento online de organização de residências? Acesse aqui.