Quantcast

Descarte de Produtos de Limpeza

Posted in Organização da Casa

Como discutimos no treinamento de organização de residências, o processo de organização da área de serviço passa pelo descarte de alguns itens, entre eles, produtos de limpeza vencidos ou que você tenha comprado para experimentar mas acabou não gostando...

Mas como fazer este descarte? Será que a gente pode simplesmente despejar o conteúdo do frasco na pia? E os frascos? Podem ser reciclados ou reaproveitados?

Não há uma resposta única para estas perguntas, pois cada produto de limpeza é diferente, produzido com componentes diferentes, por empresas diferentes para finalidades diferentes. Sendo assim, a regra geral é ligar para o SAC da empresa que faz o produto que você quer descartar e perguntar.

Infelizmente, há pouca informação sobre estes temas nas embalagens dos produtos. O que geralmente encontramos é: “Não reutilize a embalagem vazia para outros fins”. Mas o que isso quer dizer? Que não posso reciclar o frasco? E o que faço com o conteúdo?

Para tentar ajudar, a Super Organizado entrou em contato com o SAC das principais indústrias de produtos de limpeza e levantamos as seguintes informações:

Prod Limpeza

OBS: Não conseguimos falar com nenhum atendente das seguintes empresas: Colgate-Palmolive e P&G.

De acordo com a planilha, vemos que a maioria dos produtos pode sim ser descartada diretamente na pia, mesmo após expiração da validade.

Algumas empresas, como a IPÊ, nos explicou que a razão disso é que seus produtos são biodegradáveis e que o vencimento do produto alteraria sua capacidade de ação e não afetaria a biodegradabilidade.

A Bombril nos informou que o descarte do Lysoform poderia ser feito na pia, “pois a empresa de tratamento de esgotos trataria os resíduos”. Como o Lysoform é um produto de limpeza pesada, resolvemos contatar a SABESP para confirmar a informação e a resposta foi afirmativa. A atendente da SABESP nos explicou que a drenagem do Lysoform utilizado durante a limpeza, de qualquer forma, seria feito pela rede de esgotos doméstica. Entendemos, portanto que isso deveria valer para todos os produtos de limpeza, uma vez que todos eles, de alguma forma, acabam parando na água, mesmo que durante a lavagem dos panos de limpeza.

Entretanto, o SAC da empresa Anhembi, que produz a Super Cândida, foi a única que nos instruiu a contatar uma empresa de tratamento de efluentes para o descarte da água sanitária vencida. Fomos, então, atrás destas empresas.

Conversamos com a empresa Essencis e fomos informados que eles tratam sim este tipo de resíduo, mas não fazem o transporte dos resíduos, somente recebem e tratam o material. A representante da empresa nos explicou que eles possuem clientes domiciliares, mas que pessoas físicas muitas vezes acabam desistindo do processo de tratamento pelo elevado custo. Segundo o que nos foi passado, o tratamento custaria 5 reais por quilo de material, mas a empresa só trabalha a partir de um faturamento mínimo de 3 mil reais. Neste sentido, para tratar 1L de cândida vencida a pessoa teria que pagar os mesmos 3 mil reais e por isso a desistência.

Frente a este cenário, acreditamos que a melhor opção seria a coleta deste material em condomínios, de modo que o custo passasse a ser dividido entre vários moradores. Uma outra forma de solucionar o problema, esta ao alcance de todos, é evitar o desperdício, comprando pouca quantidade do produto de cada vez, evitando que parte dele se perca com a expiração da validade.

Com relação à reutilização dos frascos, vimos que isso não é permitido, mas todas as empresas nos disseram que as embalagens podem ser sim recicladas.

Falando um pouco sobre os inseticidas, nas embalagens você não encontra muitas informações, somente "descartar no lixo, não queime ou incinere". Por esta razão, a maioria do descarte é feito no lixo comum. Entretanto, de acordo com a eCycle, o correto seria descartar latas de aerosol em postos de coleta específicos, como fazemos com as baterias e pilhas. No site eCycle você encontra os postos de coleta mais próximos de sua casa.

Você já conhece nosso treinamento online de organização de residências? Acesse aqui.